Com feriado nacional inédito, Consciência Negra terá 21º Marcha na Avenida Paulista
Ato está previsto para ocorrer a partir das 13h no vão do Masp; Concentração CUTista da Marcha está marcada para às 14h atrás do carro de som
Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, será feriado nacional. A lei 14.759/23 foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023 e representa um marco para a valorização da data como um momento histórico e de reivindicação dos direitos da população negra.
A data faz alusão à luta dos escravizados e a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695 por bandeirantes.
Na capital paulista, o feriado marca a tradicional Marcha da Consciência Negra, que chega a 21ª edição e será realizada a partir das 13h com concentração em frente ao vão do Masp. Com o lema, “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”, o ato terá manifestações culturais e falas de entidades de parlamentares. O percurso previsto será a Avenida Paulista, Rua Augusta e Teatro Municipal. A concentração CUTista será às 14h, atrás do carro de som.
“A luta é permanente, mas sabemos que este é um momento de reforçarmos a resistência do povo negro, que há séculos enfrenta o racismo em suas mais diferentes esferas e luta por melhores condições de vida”, ressalta a secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva.
Neste ano, a marcha homenageia o militante Flávio Jorge, que faleceu em junho. Conhecido como Flavinho, foi secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT (1995-1999), ativista da Soweto, Organização Negra na cidade de São Paulo e da Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Flavinho fundou o primeiro coletivo de estudantes negros da PUC-SP.
Gilson Nunes Vitório, militante do movimento e representante da entidade “Fala Negão/Fala Mulher da ZL”, conta sobre a programação da Marcha. “A homenagem ao Flavinho será um momento importante e de emoção para nós. Começaremos com uma exposição às 9h30 em frente ao Teatro Municipal, com aula pública. Por volta das 12h30 subiremos para o vão livre do Masp para as atividades culturais e de celebração”, explica Gilson.
Combate ao racismo
A CUT-SP está empenhada em combater o racismo no local de trabalho, por isso, possui um canal de denúncias para casos de violações nesse ambiente. O atendimento jurídico é gratuito e as vítimas podem podem entrar em contato com a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP por meio do WhatsApp (11) 94059-0237 ou pelo e-mail bastaderacismo@cutsp.org.br.
Agendas de atos da Consciência Negra pelo estado de São Paulo
Campinas
20/11 a partir das 10h – Concentração na Estação Cultural, Praça Floriano Peixoto – Campinas
Mauá
20/11 a partir das 10h – Concentração na Praça do Relógio, Centro de Mauá, saída 12h
São Bernardo do Campo
20/11 a partir das 9h00 – Concentração Praça da Matriz, Centro São Bernardo do Campo